São duas
Estão lá no Orkut: "Eu tenho medo do papa". Uma com 10 membros, e a outra com 12. As duas anteriores à escolha de Bento XVI.
Estão lá no Orkut: "Eu tenho medo do papa". Uma com 10 membros, e a outra com 12. As duas anteriores à escolha de Bento XVI.
O papa foi eleito na terça. Na quinta, o Brasil anunciou a liberação de R$ 11 milhões para pesquisas de células-tronco embrionárias, condenadas pela Igreja.
Hoje, sexta, é a vez do congresso da espanha aprovar a união civil entre homossexuais.
Vai ser dura a vida deste papa!
E aqui no jornal já está correndo o bolão sobre quem será o primeiro a criar no Orkut a comunidade "Tenho medo do papa".
Anacrônica, a escolha do novo papa não é. Basta lembrar da eleição nos EUA para ver que boa parte do mundo está dando uma guinada conservadora e ortodoxa que deve ser observada com cuidado.
Mas, e o nome, Bento? É uma homenagem a São bento e aos beneditinos, que puxam a fé católica na Alemanhã? Ou um recado de que seu papado não será de continuidade, como o mundo inteiro professa, e sim de ruptura, como foi o de Bento XV, sucessor de Pio X? É bom lembrar que o papado de Pio X foi muito semelhante ao de João Paulo II.
Há quem diga que Bento XVI vai surpreender,já que foi um cardeal influente durante o Concílio do Vaticano II. Mas não dá para esquecer que foi ele quem calou a Teologia da Libertação.
Uma coisa é certa: podemos esperar uma enxurrada de encíclicas por aí. São Bento, da ordem beneditina, foi uma monge. E de peregrino, Bento XVI não tem nada. Nesse ponto, o nome foi bem escolhido.